Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 08, 2010

Dez erros mais comuns cometidos por blogueiros

Olá, pessoal! Sou bloqueira iniciante e tenho procurado algumas dicas com o pessoal que já tem mais experiência. Achei essas dicas importantes e resolvi compartilhar com vocês. Abaixo seguem as dicas que foram retiradas do blog Mix Total.

Visitei diversos sites, pesquisei e li muito até poder tirar algumas conclusões sobre como obter o sucesso na blogosfera e não cair no grupo dos fracassados. Aprendi bastante coisa e descobri meus erros e meus acertos.

O fato é que no mínimo “70%” dos blogueiros cometem erros absurdos e nem se dão conta disso. Não adianta reclamar que seu blog não cresce e que “fulano de tal” do blog famoso não aceita sua parceria, sem olhar pra trás, refletir e buscar onde está seu erro. A blogosfera é extremamente grande, portanto, a concorrência também. É preciso fazer a diferença!

Os 10 erros comuns:

1- Blogar apenas por dinheiro. Se um blogueiro iniciante, pensar em blogar apenas por dinheiro, vai ter muita dor de cabeça e decepção. É praticamente impossível começar com um blog em um mes e no outro já estar ganhando uma “grana boa”. A não ser que este blogueiro tenha uma “grande peixada”. Blogar é uma arte, um hobby, um exercício de paciência. É preciso gostar e se dedicar totalmente, mesmo nos fins de semana. Não adianta postar qualquer coisa, alguma baixaria para chamar a atenção, deixar o blog dias sem atualizar e ainda querer ganhar lucro. É claro, precisamos do dinheiro, de patrocínio, mas não apenas disso. Primeiro temos que ter o prazer de blogar, pois o lucro vem depois.

2- Confusão de idéias.

Nossa! Quem é Roberta para dizer sobre confusão de idéias, o blog dela é um “Mix Total”?
De fato o Mix aborda diversos assuntos, porém, este é o tema do blog. O que não se deve fazer é confundir o leitor, querendo “abraçar o mundo com as mãos”. Um grande exemplo foi um dos meus maiores erros: distribuía todo tipo de download aqui, esquecendo meu verdadeiro propósito que era o “blogar de fato”. Poder escrever idéias originais, misturadas sim, mas sempre dentro do tema proposto. Deixei meus downloads para um blog com este tema.

Não tente misturar água com óleo, pois fazendo isso você não vai ter muito sucesso.

3- Pedir exageradamente ajuda para outros blogueiros.

O que eu mais encontro no meu MSN, são blogueiros iniciantes que somente sabem perguntar. Não que eu seja egoísta e não queira explicar, mas além de eu ter “549″ coisas para fazer, não aprendi nada perguntando, sempre busquei a resposta pesquisando na internet e estudando bastante todo material que encontrava. Por que eles não podem fazer isto também?

Além de não precisar pertubar seu colega blogueiro, pesquisar sozinho é muito mais interessante e, com toda certeza, aprende-se muito mais.
Experimente usar o Google, não dói e você encontra todas as respostas neste “oráculo tecnológico”. Mas também evite fazer perguntas para ele, como: “O que eu devo fazer para conseguir o sucesso que eu quero na blogosfera?”

O Google é uma ferramente inteligente, mas não é um ser humano. Use apenas as palavras chaves principais, como: “conseguir sucesso blogosfera”. Seguindo esta dica, com certeza você aprenderá muito mais.

4- Recomendar blogs sem qualidade.

Com a prática de troca de links, muitos blogueiros acabam por trocar links com diversos blogs sem verificar a qualidade do mesmo. Se você procura sempre postar algo de qualidade, com certeza quer oferecer o que há de melhor para o seu leitor. Linkar um blog com qualidade inferior, é indicar algo ruim.

Cai neste erro quando comecei a blogar. Hoje em dia fiz algumas “limpezas”, mas por consideração a alguns blogueiros, ainda ficaram alguns links.

Se você está iniciando seu blog agora, evite logo cair neste erro, pois mais para frente você vai precisar de muito “jogo de cintura” para decidir quem serão os “eliminados”.

Não devemos nos sentir “os melhores”, mas indicar blogs de conteúdo parecido ou superior, sempre é mais “bem visto” aos olhos do Google. Basta o outro blogueiro melhorar seu conteúdo que conseguirá boas parcerias. Implorar por parcerias nem sempre é algo positivo.

5- Copiar conteúdo alheio.

Além de você perder credibilidade, copiar artigo alheio nunca é “bem visto” pelo Google. Se você encontrar uma notícia ou um artigo que julgue interessante, adicione textos e comentários seus e sempre indique a fonte devidamente linkada.

6- Plagiar layouts e afins.

Este erro é um grande problema. Várias vezes, navegando pela net, encontrei blogs plagiando minhas imagens. No post “Plágio – A hora da vingança” tem um grande exemplo deste problema. Isto é uma situação muito chata e mostra a verdadeira falta de criatividade e bom senso do “ladrão”. Isto é uma prática nada amigável demonstrando a verdadeira falta de credibilidade do plagiador.

Se você não saber criar um layout legal para o seu blog e não tem condição financeira para pagar alguém para fazer pra você, novamente te aconselho a usar o Google, lá você irá encontrar dezenas de sites que oferecem templates grátis para seu blog.

7- Nãoo ter o hábito de comentar em outros blogs.

Não adianta reclamar que seus leitores não comentam suas postagens que você levou horas para escrever, se você mesmo não tem o hábito de comentar nos outros blogs. A maioria dos leitores de blogs, são os próprios blogueiros. Portanto se você encontrar uma postagem que julgue interessante, comente!

Ah! Mas não adianta também comentar por comentar, colocar o link do seu blog e dizer que estão fazendo a sua parte. É preciso comentar quando realmente há interesse no assunto e também escrever algo que possa acrescentar na idéia da postagem.

8- Não responder comentários de seus leitores.

Quando criamos um blog, devemos ter consciência de que é preciso dedicar boa parte do nosso tempo para ele. Quando um leitor resolve comentar no seu blog, é porque, obviamente, ele quer interagir com o autor da postagem. Não participar dos comentários, seja agradecendo, explicando, defendendo seu ponto de vista ou acrescentando algo, resulta na desmotivação do leitor de retornar no seu blog ou fazer novo comentário.

É muito importante para o leitor, saber que você está presente, que você se interessou em ler os comentários dele.

Um dica importante, é deixar ativada a moderação de comentários. Assim, você poderá saber sempre que tem alguém comentando, podendo evitar que comentários de spammers ou ofensas, sejam publicados.

9- Não interagir na blogosfera.

Facilmente encontramos blogueiros que não se interessam sobre os assuntos da blogosfera e raramente procuram se informar das novidades. Ser ativo na blogosfera é algo imprescindível para obter o sucesso com um blog. É preciso fazer amizades com outros blogueiros, frequentar redes sociais para conhecer novos blogs e ficar por dentro das notícias atuais.

Há diversas redes sociais na internet. Dentre elas, o DihittDigg) que está crescendo mais a cada dia, o Via6, o BlogBlogs, o Technorati, entre outros. (clone do

Participar ativamente pode parecer cansativo a princípio, mas aos poucos você perceberá o quanto este hábito trará benefícios para você e seu blog.

10- Escrever errado.

Este é um erro gravíssimo! Encontrar um blog com erros de Português é algo completamente irritante. Se vocÊ pensa em montar um blog, saiba que no mínimo precisa saber escrever. Há blogueiros que não tem preocupação nenhuma com a ortografia. Não que seja preciso escrever formalmente ou ser um “professor Pasquale”, mas escrever como se estivesse no MSN é um verdadeiro absurdo.

Palavras com ce ou ci são campeões de erros. Tem gente que ainda insiste em escrever “voçê” (com cedilha) e “agente” junto. Pelo amor de Deus!

Uma dica legal para quem usa Firefox, é instalar o verificador ortográfico que pode ser encontrado no Firefox Add-ons. Tudo que você digitar dentro do navegador (inclusive na janela de postagem) será verificado, e se estiver errada, a palavra aparecerá sublinhada. Basta você clicar com o botão direito que aparecerá as sugestões de correção.

Porém, somente a ortografia correta não basta, é preciso escrever textos com um mínimo de concordância e pontuações corretas. Se você não leva jeito com textos, blogar infelizmente não é o seu dom. É preciso ter o hábito de ler, mas de ler bons textos, conversas de chats e programas de bate-papo são péssimas opções. Pense nisso!

Lembrando que em janeiro de 2009 começam as novas regras do Português. Grande parte dos brasileiros não sabe nem escrever e falar a própria língua direito, e eles ainda inventam de mudar algumas coisas. Preparem-se para as confusões na correção do “Word”.

Até o próximo post!

Related Posts with Thumbnails


4 comentários:



  1. Adorei sua postagem
    Os esclarecimentos aqui elencados nos trazem claramente o que é necessário fazer para termos um blog de sucesso.
    Não podemos apenas blogar para lucrar, temos sim, que nos orientar e consultar diversos "oráculos" para que possamos interagir e tirar o maior proveito desta terra chamada "blogosfera".
    Parabens pelo artigo e pelas dicas

    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo.

    Você tem que compartilhar as informações por prazer, o resto é consequência!!!

    Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto e conclusões, saiba ter conquistado um orgulhoso leitor ( seguidor ), apenas por que lí essa excelente postagem, ok?!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  4. Sim, concordo plenamente com suas considerações, tenho um blog definido para o povo de minha cidade, uso "palavriado" dele, peco porque ainda misturo as normas de lingua portuguesa atual com as anteriores, tudo porque passei 30 anos escrevendo na outra e mudar não é facil. Só não concordo com o preconceito existente, quando escrevemos uma frase com um g errado, ou falta um acento. Porque criticar isso, se o conteúdo é interessante, os erros se tornam o que? O que faço com a retalhação pelos erros que cometo.
    Abraços echapora.blogspot.com

    ResponderExcluir