Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 21, 2010

Um alerta para você - cuidado com a tosse!!!


Acabei de ver uma reportagem em que um médico pneumologista estava falando sobre a tuberculose, no programa Balanço Geral, transmitido apenas na região da Baixada Santista, litoral de SP. Ele alerta sobre o fato de que, muitas vezes, a pessoa não busca tratamento por achar que se trata de uma gripe mal curada.


Aquela febre bem baixinha que passa despercebida, aquela tosse persistente que dura mais de 21 dias e o suador no final da tarde, que muitos acabam ignorando pode ser sinal de que algo não vai bem. Muitas vezes, podemos ter sido contaminados por alguém que tosse perto da gente e nem nos damos conta disso. Fique em alerta, esses sintomas podem ser tuberculose!

Esse é um assunto de extrema importância e a informação pode poupar muitas vidas. Resolvi então, pesquisar um pouco sobre essa doença e trazer um resumo para vocês. Espero que, se alguém se enquadrar nesses sintomas trate de procurar um médico o quanto antes.

Geralmente, nós temos o costume de ficar adiando a procura de um médico por achar que estamos bem, que esses leves sintomas não são nada de grave e com isso só pioramos a situação.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada. Poucos sabem que essa doença pode acometer outros órgãos além do pulmão, tais como a pele, rins, ossos, etc..

O grupo de risco:
-Idosos
-Diabéticos
-População de rua
-Alcoólatras
-Renais crônicos
-Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia
- Transplantados

Segundo a SBI (Sociedade Brasileira de infectologia), a tuberculose ocupa o quarto lugar como causa de morte por doenças infecciosas e está entre as dez causas mais freqüentes de internação.

Tem como principais sintomas a tosse persistente por mais de três semanas, febre geralmente baixa no final da tarde, sudorese intensa principalmente à noite e perda de peso. Por ser uma doença pulmonar, tem seus sintomas semelhantes a uma pneumonia, porém esta, por ser uma doença aguda se desenvolve em horas/dias, enquanto que a tuberculose é mais lenta e se desenvolve em semanas.

O grande problema do controle da tuberculose é o abandono antes do final dos 6 meses. Como os sintomas melhoram em pouco tempo e os efeitos colaterais são comuns, muitos pacientes não completam o tempo total de tratamento, favorecendo o surgimento de cepas multi-resistentes do bacilo de Koch. O que dificulta o tratamento posteriormente.

A doença causa ainda 1,8 milhão mortes por ano, principalmente nos países mais pobres por causa de diagnósticos mal feitos.

Jorge Sampaio da ONU estima que uma nova vacina para a doença deve ser aprovada entre 2013 e 2015.

Enquanto não chega essa vacina, vamos fazer a nossa parte! Cuide da saúde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário