Páginas

Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, junho 23, 2020

A maior glória é servir

Olá, amados!

Hoje gostaria de fazer uma reflexão com vocês sobre o prazer que devemos ter em ser servos.

Todo aquele que segue a Jesus deve ter mente que somos responsáveis por representar o reino de Deus entre os homens. Paulo compreendeu muito bem a posição que deveria ocupar, qual foi o propósito de seu chamado.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

Romanos 1:1

Note que um homem tão notável como o apóstolo Paulo, ciente de seu chamado de apóstolo, colocava-se a si mesmo em terceira pessoal, na posição de servo. Notamos aqui, uma grande devoção do apóstolo  ao seu senhor e grande zelo pelo chamado e pela palavra de salvação que lhe fora confiada. Tal devoção e fidelidade devem-se ao grande amor demonstrado pelo Cristo que ele, outrora, perseguira.

Paulo teve um encontro verdadeiro com Jesus. Ele era um perseguidor de cristãos e consentiu na morte de muitos, acreditando que estava fazendo o que era certo. Ele era sincero em sua fé. Deus conhecia o zelo e sinceridade deste homem e sabia que  ao conhecer a verdade teria por ela o mesmo zelo e fidelidade. 

Em algum momento de nossas vidas nós decidimos seguir a Jesus e entregamos a nossa vida a ele. Mas será que dentro de nós, há este mesmo zelo e devoção em nossa fé? Em nossa vida cristã, temos nos colocado realmente na posição de servos? Temos nos submetido incondicionalmente à vontade de nosso Senhor? Abdicamos de nossas vaidades e projeção pessoal para glorificar unicamente ao Cristo, nosso salvador?

Enquanto muitos cristãos tem buscado poder e honra, prestígio, fama ou status, Paulo fez um caminho inverso. Ele se colocou, humildemente, na posição de servo. Infelizmente, hoje vemos cristãos disputando cargos de liderança, buscando satisfazer seu próprio eu e não a vontade de Deus. Quantas vezes em nossos discursos, nos gloriamos de nosso feitos, ao invés de glorificarmos a Deus? Quantas vezes, ao invés de introduzirmos nossa oração falando dos feitos de Deus e buscar a vontade dEle, expressamos tudo que acreditamos ser, tudo que queremos que Deus faça por nós e batemos no peito por que temos orgulho do que fazemos?  

A maior glória de um crente está em ser servo. Servir é está num patamar mais elevado da fé e não são todos que conseguem chegar aí. Muitos não o desejam.

Servir a Deus, deixar que ele seja nosso senhor, implica muitas vezes em renunciar nossas vontades e às vezes, aos nossos sonhos.

Servir a Deus, também é servir aos nossos irmãos. Um servo deve se preocupar e não medir esforços para trazer o bem estar a quem se serve. Será que meu coração é realmente um coração de servo?

Como servo devo fazer o bem aos meus irmãos, ao próximo. Devo socorrê-lo em suas necessidades.

Segundo ponto importante neste versículo é o fato de Paulo se declarar apóstolo. Ele foi realmente enviado por Deus com  missão. 

O fato de nos colocarmos na posição de servo, não nos impede de reconhecer o nosso papel no reino de Deus.

Fomos chamados para servir em amor, obediência e santidade. Devemos sempre estar dispostos a servir, mas isso não significa nos colocarmos numa posição menos importante que os demais. Apesar de servos, somos representantes do reino de Deus nesta terra. Somos embaixadores de Cristo. O mundo precisa e quer ver Deus em nós. 

Somos servos que sofremos a causa do evangelho, mas ao mesmo tempo, temos a posição honrosa de embaixadores. Cada um tem seu papel e sua importância no reino de Deus, desde o irmãozinho que mantém a igreja limpa ao pastor.Como nos dedos de nossas mãos, até o menor deles tem importância para o conjunto, assim, somos cada um de nós no corpo de Cristo.

Vale lembrar que o mestre Jesus deu o maior exemplo sobre este tema quando lavou os pés de seu discípulo. Será que em nossa posição de privilégio, seríamos capaz de lavar humildemente com amor e cuidado, os pés de nossos irmãos? Será que quando ele precisar de minha ajuda de modo que interfira em meu dia a dia e requeira maior esforço, eu estarei disposto a fazê-lo? Ajudar financeiramente é muito fácil e não requer nenhum esforço físico. Neste momento, devemos refletir se temos amado nossos irmãos como a nós mesmos.

Peço a Deus que nos conceda cada dia uma porção maior da sua maravilhosa graça e que ela venha moldar nossos corações, ações e decisões para que ao olhar para nós, o mundo enxergue a cruz, enxergue a Jesus.